Pular para o conteúdo principal

Balanço 8ª edição do Festival de Turismo de Foz

8ª edição do Festival de Turismo de Foz
O secretário nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, abriu, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, o 8° Festival de Turismo das Cataratas. O festival aconteceu no Hotel Rafain Palace & Convention Center. Lummertz representou o ministro Gastão Vieira, que estava em viagem à Europa. O evento teve o apoio da Itaipu Binacional.

Com foco na geração de negócios para o setor, o Festival de Turismo das Cataratas é destinado para empresários do setor, como agentes de viagem, guias de turismo, bares, restaurantes e similares, operadores de turismo, hoteleiros, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais. É também aberto à comunidade local.

O festival é sempre aguardado com bastante expectativa. Segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros (só perde para o Rio de Janeiro) e o quarto em eventos internacionais (atrás de São Paulo, Rio e Brasília), Foz do Iguaçu recebeu em 2012 mais de 1,5 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. O evento é, também, uma grande vitrine para o setor.

O evento incluiu a Feira de Turismo e Negócios, estimada para aproximadamente 600 expositores; a Feira de Turismo de Compras, com cerca de 400m²; e, ainda, 400m² para expositores de Turismo e Viagens.
     
Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que também presidente o Fundo Iguaçu, o festival é uma oportunidade estratégica de relacionamento do Destino Iguaçu com os canais de distribuição e os profissionais que movimentam a indústria do turismo. "Nosso evento é um dos que mais atraem agentes de viagens e a rodada de negócios foi uma das mais produtivas do setor", afirmou.

Vinicius Lummertz apresentou no festival o Plano Nacional de Turismo, publicado em 26 de abril deste ano, pelo Ministério do Turismo.  O Plano Nacional Global, que compreende o período entre 2013 a 2022, apresenta metas ousadas, mas reais, tendo por base o incremento na entrada de turistas estrangeiros no Brasil nos últimos anos.

Sebrae

Um dos eventos mais importantes do festival é o Encontro de Negócios Sebrae-PR. Além do Encontro de Negócios, que reuniu destinos turísticos e operadores, o Sebrae fez um seminário sobre eventos. Teve ainda estande para atender micro e pequenos empresários.  Este ano, o encontro permitirá que representantes de 11 destinos turísticos do Paraná mostrem seus atrativos a operadores de turismo.
 
Foram 20 minutos de exposição para cada destino turístico: Litoral do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, Curitiba, Campos Gerais, Terra dos Pinheirais (região de União da Vitória), Norte do Paraná, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Paraná, Foz do Iguaçu e tríplice fronteira, Cascavel e Região Lindeira ao Lago de Itaipu.

As mesas do encontro forão formadas por operadores de turismo e representantes setoriais, além de um moderador do Sebrae/PR e de um representante da governança de turismo da região.

O Sebrae-PR apoia o Festival de Turismo das Cataratas desde sua primeira edição. Segundo o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, a entidade “aposta muito no festival, que tem a geração de negócios como pano de fundo, além do desenvolvimento do turismo”.

Empresários de micro e pequenas empresas tiveram programação especial na 8ª edição do evento. Durante todos os dias, o Sebrae-PR teve um estande para atender as demandas dos empresários e parceiros.

Palestra e encontro

O Sebrae/PR ofereceu duas programações para públicos distintos: uma palestra, com o maratonista Marcelo Alves, aberta a todos os inscritos do Festival; e o encontro de negócios, entre representantes de destinos turísticos pré-selecionados de todas as regiões do Estado e operadores de turismo.


Eventos

Outra importante programação dentro do Festival é o Seminário Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, .

Em pauta, tivemos o Projeto Paraná MICE, uma realização do Sebrae/PR em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Sistema Fecomércioe Secretaria de Estado de Turismo.

O objetivo é estimular o turismo de eventos e negócios. O seminário, que acontece também em outras regiões do Paraná, tem o apoio do Institut Cerdà, de Barcelona, na Espanha.

O consultor do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, diz que “o turismo de negócios e eventos é muito forte em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, apesar de termos uma grande demanda do  turismo de lazer, o turismo de negócios e eventos também é crescente".

Depois da palestra, foi apresentado o Projeto Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, do Sebrae/PR, que já envolveu 200 empresas do segmento em todo Estado e será realizado até 2016.

O setor de negócios e eventos é responsável pela atração de 43% dos 13,2 milhões de visitantes que o Paraná recebe por ano. O turista de negócios e eventos é o que mais gasta no destino com hospedagens e com alta gastronomia - chega a ser até três vezes mais do que um turista tradicional.

(Divisão de Imprensa Itaipu Binacional)

Do ICMBio, o diretor do PNI - Jorge Pegoraro, com a esposa Iáscara.
Gilmar Piolla, Vinícius Lummertz e Paulo Angeli, coordenador do Festival de Turismo.

O Secretário Municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento.

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva.

Importantes tratados e compromissos firmados com as lideranças presentes ao encontro, dentre eles, Jorge Samek, presidente da Itaipu Binacional.

Gilmar Piolla, articulando parcerias e trazendo a presença do Fundo Iguassu na parcerias.

Jorge Samek, comemorando a expectativa do nosso turismo.

A Infraero presente ao evento, com Socorro Pinheiro participando  da  abertura do Festival.

O presidente do evento, Paulo Angeli, com Piolla e o mestre de cerimônias da noite, Bruce Brussolo.

Claudia Pereira, seu marido, o prefeito Reni Pereira, com Samek e Socorro.

Marta e Cândido, no Arroz amigo, com organizadores.

Anfitrião da abertura do festival, Altino Voltoline com Gilmar Piolla.

Jorge Samek, com Mauro Piccini: Ligado em Você...

Kassia Toito, com Renata e Gilmar Piolla.

Darci Piana, do Fecomércio.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Réveillon “ENIGMAS DO EGITO" do RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

COMPARTILHE FOTOS DO EVENTO Um dos hotéis mais conhecidos do destino é o Rafain Palace Hotel & Convention. Em mais de quatro décadas de existência, o empreendimento tornou-se um dos mais importantes resorts do Paraná e conhecido no Brasil inteiro. E uma de suas marcas registradas é o Réveillon, que já está com as reservas abertas. Para manter a tradição, a comemoração do Reveillon sempre tem tudo de bom e do melhor. A tão aguardada celebração, já famosa por sua decoração sofisticada, estilo requintado e serviço impecável, proporciona momentos inesquecíveis e exclusivos aos seus hóspedes. “Enigmas do Egito” foi o tema escolhido para este ano e o hotel contou ainda com uma programação para lá de especial com atividades para todas as idades. Sérgio Figueiredo Decorador​ caprichou nos mínimos detalhes, e a equipe de serviços do hotel completou o cenário do maior reveillon da Terra das Cataratas, com mais de dois mil participantes: sucesso total!!! Hotel Rafain Palace &

USINA DE ITAIPU: 35 anos de geração e no auge de sua eficiência produtiva

Solenidade no Hall do Edifício da Produção reuniu diretores-gerais do Brasil e do Paraguai FOTOS DESTE EVENTO EM NOSSA FANPAGE Quase 35 anos depois de chefiar a operação que deu início à entrada em funcionamento da usina de Itaipu, em 5 de maio de 1984, José Pereira do Nascimento voltou para participar da solenidade de aniversário da geração da hidrelétrica que mais gera energia no mundo. Nascimento e outros sete pioneiros – três da Operação e cinco da Manutenção- reviveram a emoção daquele dia junto com os novos empregados da Diretoria Técnica, que também se emocionaram com o encontro e, em alguns casos, reencontro. A cerimônia reuniu diretores brasileiros e paraguaios, superintendentes, gerentes e integrantes da Diretoria Técnica, além do grupo de ex-empregados, já aposentados, que esteve presente naquele dia histórico. Participaram da solenidade os diretores-gerais brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, e paraguaio, José Alderete; o diretor técnico executivo, Mauro Corbell